Mar da Tranquilidade - Katja Millay

      Olá moçada!

     O livro da vez é:


Título: Mar da Tranquilidade
Páginas: 368
Autor: Katja Millay
Editora: Arqueiro
Ano: 2014

SINOPSE: Nastya Kashnikov foi privada daquilo que mais amava e perdeu sua voz e a própria identidade. Agora, dois anos e meio depois, ela se muda para outra cidade, determinada a manter seu passado em segredo e a não deixar ninguém se aproximar. Mas seus planos vão por água abaixo quando encontra um garoto que parece tão antissocial quanto ela. É como se Josh Bennett tivesse um campo de força ao seu redor. Ninguém se aproxima dele, e isso faz com que Nastya fique intrigada, inexplicavelmente atraída por ele. A história de Josh não é segredo para ninguém. Todas as pessoas que ele amou foram arrancadas prematuramente de sua vida. Agora, aos 17 anos, não restou ninguém. Quando o seu nome é sinônimo de morte, é natural que todos o deixem em paz. Todos menos seu melhor amigo e Nastya, que aos poucos vai se introduzindo em todos os aspectos de sua vida. À medida que a inegável atração entre os dois fica mais forte, Josh começa a questionar se algum dia descobrirá os segredos que Nastya esconde – ou se é isso mesmo que ele quer. 


     Esse livro já me agarrou no começo. É uma história que você quer ler cada vez mais rápido para saber o que aconteceu, sabe esse tipo de livro? Já começa pela capa que dá um negócio olhar como um todo e os detalhes.

     Nastya, é uma menina que perdeu tudo que amava e teve que aprender a viver de novo. É angustiante você saber que aconteceu algo horrível, mas não sabe o que é e sofre junto com a personagem. Ela afasta as pessoas, se vestindo com roupas vulgares e muita maquiagem pesada. Dá para ver que ela não está tentando chamar a atenção dos meninos, mas sim tentando afastar a todos com essa atitude. Interessante isso né? Se vestir com roupas assim para afastar os outros. A impressão que dá ao ler o livro é que Nastya está presa dentro dela mesma. Angustiante.

     Já o Josh também tem uma vida complicada, perdendo várias pessoas que ama e se fechando em si mesmo. Por outro lado, ele tem um humor meio negro, mas dá para entender o porque quando vqmos descobrindo o que aconteceu com ele. Josh também tenta afastar todos de sua vida, com medo de sofrer se deixar as pessoas se aproximarem. O enredo se desenrola entre essas duas pessoas que tentam afastar todo mundo, mas não conseguem se afastar um do outro.

     Gostei muito de como a autora construiu a história e o relacionamento entre os dois. A raiva que eles sentem por seus problemas toca o leitor profundamente. Você fica tentando adivinhar o que aconteceu e como os dois vão passar por cima das questões de cada um  e se entenderem.

     Não é uma história de adolescentes perfeitos e de um mundo perfeito. Pelo contrário, a autora nos mostra que coisas ruins acontecem com pessoas boas. Não é aquele tipo "vilão malvado se ferra no final". O vilão esta dentro dos personagens, que tem que lutar contra seus próprios medos e angústias. Tem hora que dá vontade de dar um chacoalha nos dois, que raiva! Tem hora que você tem vontade de pegá-los no colo e estar perto para cuidar deles. Dá para entender como o livro mexe com a gente?

     A narrativa se alterna, em primeira pessoa, entre Nastya e Josh e outros personagens vão se agregando à vida dos dois e também são adoráveis. Você fica torcendo para que eles consigam ver que os amigos querem estar perto deles, mesmo com toda a raiva e tristeza à sua volta. Faz pensar que amigo assim é uma raridade de se achar.

     Só avisando que não é uma leitura levinha que você termina achando que acabou de sair de um filme da Disney. Se você estiver em um momento meio deprê, deixe a leitura para outro dia. Não é que vai terminar tudo de uma forma horrível e violenta e sangrenta, mas é uma leitura que toca a emoção.

     Para quem gosta de personagens bem construídos e uma história emocionante, com uma leitura agradável e que prende a atenção, se joga nesse livro que vale muito a pena!

     Boa semana e boa leitura, moçada!!

   

   



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário